Memória...a memória nos possibilita moldar o presente e o futuro com experiências, memória de fatos, memória semântica, contar histórias com a memória episódica, executar funções com a memória de trabalho, realizar procedimentos...
Viver sem memória seria não viver plenamente a vida. Seria viver sem passado. Se não se vive só do passado, quem sobrevive sem passado? Sem referências na sua história pessoal, local ou global?
Imaginação...E para que serve a imaginação, senão para sobrevoar um mundo de possibilidades nem sempre irreais, visitar lugares inexplorados e criar novas fantasias?
Ou ajudar a construir novas realidades?
Se não pensarmos um mundo de possibilidades e potencialidades de mudança, um mundo diferente da realidade que enfrentamos todos os dias, se não pensarmos com imaginação não modificaremos o presente, nem o futuro.
Quem tem boa memória pode ter a maravilhosa oportunidade de reconhecer e agradecer por tudo de bom que tenha ocorrido e de superar fatos negativos. A memória não deve ser "irritante" para a alma, mas "acalmante" para o coração, e isto envolve o esquecimento: como é bom poder esquecer tudo que for ruim ou irrelevante!
Quem tem boa imaginação, tem bom coração-mente-alma...E é capaz de criar e recriar em si e no outro algo melhor a construir a cada dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário